OUTUBRO DE 2021 - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA

ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ARAÇATUBA, REALIZADA PRESENCIALMENTE NA SEDE DA AEAN (ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DA ALTA NOROESTE) AO VIGÉSIMO SEXTO DIA DO MÊS DE OUTUBRO DO ANO DE DOIS MIL E VINTE UM, ÀS 15h.


Presentes:  Alexandra Santos Alves (ACREPOM); Fernanda Priscila Correa Brunhara (Clube da árvore); Kátia Denise Saraiva Bresciani (UNESP); Antonio Cláudio Talão (SMPUH); Natália Marques Andrade (OAB); Rodrigo Cella (AGA); Walace Geraldo Pereira (AEAN).

Faltas Justificadas: Bruna Lima Bonizone (AGA); Sandra Regina da Mota (Clube da árvore); Yuri José de Melo Colombo (SMDA); José Celso Sanches Júnior (SMDA); Antonio Roberto Gracino (DERA); Juliana Aparecida Lucindo Ferreira (DERA); Luis Antonio de Lima (SENAC); Orbílio Flávio Lamônica (SMDRT); Antônio Cesar Salibe (UDOP); Felippe Sakamoto de Miranda (UDOP); William Seiji Inagaki Suda (AEAN).


A reunião ordinária do COMDEMA se deu presencialmente, com convite enviado por e-mail aos nomeados pelo decreto 21.414 de 20 de agosto de 2020, assim sendo, tendo com pauta: 1º: Informes Gerais.

Os Conselheiros presentes se apresentaram. Alexandra da Acrepom informou que haverá Multirão dos Resíduos de Eletrônicos no sábado dia 30 de outubro, em que haverá também plantio de árvore em parceria com o Clube da Árvore e Secretaria do Meio Ambiente. Foi falado sobre substituição de Conselheiros, quais os procedimentos a serem realizados.

Fernanda falou sobre o Projeto SOS Mata Atlântica que pode dar suporte para o Conselho desenvolver o Plano Municipal Mata Atlântica. Rodrigo falou sobre o Projeto Conhecendo a Mata Atlântica, que também pode auxiliar. Talon informa que o Plano Diretor está no final, que após a passagem pela Câmara Técnica chegará até o Comdema. Rodrigo explica que, geralmente, os projetos de loteamento de área que têm interesse ambiental, que teriam que passar pelo Comdema, não vêm, eles param na Secretaria de Meio Ambiente. Talon explicou que no Plano Diretor haverá determinado que esses projetos têm que passar pelo Comdema. A análise será feita pela Câmara Técnica de Avaliação e Aprovação de Projetos, que após a análise, elencarão os temas para o Conselho. Kátia passa à palavra para informar que a Unesp tem um projeto compartilhado com a Prefeitura para controle de escorpiões, vetores, que precisa de controle do meio ambiente, e cita que há projetos que a os alunos da Unesp podem participar, como a readaptação de espécies, entre outros que possam participar relacionados com o meio ambiente e áreas de preservação permanente. Ela indaga se há algum modo dos alunos da veterinária participarem de algum projeto relacionado ao meio ambiente, como através de educação ambiental. Fernanda informou que os alunos podem elaborar um projeto e apresentar aos Conselheiros. Rodrigo dá ideia de como realizar um projeto quanto ao controle de vetores. Walace cita que pode-se verificar com o Siran se há uma forma de agregar ao Projeto que eles estão realizando. 

Rodrigo fala sobre os informes gerais, sendo o Primeiro o Projeto Conhecendo Mata Atlântica que será promovido pela AGA. Em seguida, fala sobre os remanescentes florestais que estão definhando, principalmente em razão dos pequenos focos de fogo em áreas de plantação de cana, que acabam chegando à áreas de preservação da propriedade. Assim, entende que a AGA tem  fazer um abaixo assinado para que possa ser implantado o GAEMA, para que se possa fazer fiscalização e controle. A presente Ata foi lida e aprovada em reunião. Feitas as considerações finais, agradece-se a presença de todos e a reunião é encerrada. 


Wallace Geraldo Pereira

Presidente Interino

 

 

Natália Marques Andrade

Secretária interina


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JUNHO DE 2021 - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA

RESOLUÇÃO COMDEMA Nº1, DE 14 DE MARÇO DE 2012

JANEIRO DE 2022 - ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA